Educação Infantil

Valorizando a potencialidade de cada criança.

É nos primeiros anos de vida que a criança estrutura a base de seu conhecimento sobre si e o mundo, construindo conceitos, valores e atitudes. 
 
Nossa proposta está alicerçada na compreensão de que a aprendizagem se dá por meio de ações e vivências; da interação com o outro, mediados pela cultura, de forma contextualizada e significativa, permitindo assim que a criança construa seu conhecimento numa rede de relações. 
 
Esse trabalho se fundamenta numa concepção da criança como ser social e histórico, inserido na cultura e um cidadão de direitos. Nesta perspectiva a criança é um ser pleno de potencialidades que a escola estimula suas capacidades e proporciona à criança oportunidades de conhecimento e de desenvolvimento, ampliando as possibilidades de compreensão do mundo que a cerca. Devido a isso, em nosso cotidiano as práticas pedagógicas são significativas para as crianças, as quais são vistas como capazes de ser, pensar e agir. 
 
O professor leva em conta que a criança tem uma maneira lúdica de interagir com o mundo e que a infância é um tempo em si, além de valorizar a criança em sua forma específica de pensar respeitando que cada uma tem uma maneira individual de compreensão, as atividades possibilitam uma participação efetiva das crianças, que pesquisam, discutem, relacionam, criam hipóteses contextualizando aquilo que aprendem na escola a partir de sua vivência fora dela. Aprender é sinônimo de alegria.
 
E os resultados são fantásticos, as crianças aprendem muito, desenvolvem suas múltiplas linguagens – corporal, plástica, musical, oral, escrita, faz-de-conta, virtual (computador), entre outras; e o melhor é que fazem isso de uma forma prazerosa. Para isto é preciso muito trabalho por parte da equipe, muito estudo e empenho para atualizar-se constantemente.
 
Nossa proposta pedagógica está fundamentada nas mais recentes pesquisas sobre a educação infantil, e se organiza a partir de uma metodologia que faz da escola um espaço de maravilhosas descobertas e grandes conquistas. 
 
Em relação às atividades desenvolvidas, existe um núcleo comum, que atende aos objetivos e conteúdos de cada eixo, como sugerido no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, e também um núcleo complementar com atividades diversificadas. 
 
Valorizamos o brincar como forma privilegiada por meio da qual a criança se expressa, aprende sobre ela mesma e os outros e se apropria do mundo. A construção de conhecimento se dá de forma prazerosa, num processo marcado pelo afeto, valorizando a potencialidade de cada criança, no que ela é capaz de fazer e de aprender.

Clique nas imagens abaixo para ver ampliadas.
 



 

 

 


Nossa Escola | Berçário | Educação Infantil | Nosso Espaço | Matérias/Eventos | Localização | Fale Conosco | Página Inicial

___________________________________________________________________________

Recanto Infantil Arco-Íris - Rua Pedro Gatera, nº 90, Jardim Rio Branco – Jundiaí, SP
Fone-fax (11) 4521-8553  /  E-mail:
contato@escolainfantilarcoiris.com.br

Site by Produtora Jundweb